Seguidores

1

E o amor?


Infelizmente não sei quem é o autor deste texto cheio de significado e sentimentos..
Se alguém souber me diga para dar os créditos..

Viva o amor todos os dias..

Beijos da Bruxinha

4

Lenço dos namorados - Bordados de Portugal

Minhas amigas,
hoje trago vos um pouco da história do Lenço dos Namorados..não sei se já ouviram falar..


O lenço dos namorados é um lenço fabricado a partir de um pano de linho fino ou de lenço de algodão, bordado com motivos variados. É uma peça de artesanato e vestuário típico do Minho, sendo usado por mulheres com idade de casar.
Era hábito a rapariga apaixonada bordar o seu lenço e entregá-lo ao seu amado quando este se fosse ausentar. Nos lenços poderiam ter bordados versos, para além de vários desenhos, alguns padronizados, tendo simbologias próprias.
Era usado como ritual de conquista. Depois de confeccionado, o lenço acabaria por chegar à posse do homem amado, que o passaria a usar em público como modo de mostrar que tinha dado início a uma relação. Se o namorado (também chamado de conversado) não usasse o lenço publicamente era sinal que tinha decidido não dar início a ligação amorosa.
É provável que a origem dos "Lenços de Namorados", também conhecidos por "Lenços de Pedidos" esteja intimamente ligada aos lenços senhoris dos séculos XVII - XVIII, que posteriormente foram adaptados pelas mulheres do povo, adquirindo os mesmos, consequentemente, um aspecto mais popular.
Os erros ortográficos que se encontram nas mensagens dos lenços antigos devem-se ao facto de serem uma transcrição fonética da pronúncia minhota feita por raparigas que tinham pouco domínio da escrita da língua portuguesa. Hoje em dia, admite-se a reprodução dos erros ortográficos presentes nos modelos antigos, mas não se aceita a invenção de erros inexistentes na pronúncia local.
Existe atualmente uma comissão técnica que funciona como órgão avaliador e de certificação deste tipo de artesanato regional.



Fonte: imagens do Google e wikipedia..

Espero que gostem..
Beijos da Bruxinha




4

Abajur de carton mousse...

O abajur feito por France Truglio é uma inovação! Todinho de placa La Pluma, ele teve a base e a cúpula forrada com tecido na técnica carton mousse, criando uma fina decoração. Veja o passo a passo..


Materiais utilizados no passo a passo de Carton Mousse:
 • Abajur de polietireno expandido, da Placa La Pluma
 • Tecido de algodão, sendo 6 quadrados de 20 cm em tons pastéis, 1 tira de 30 cm x 1,40 m estampado com fundo branco e 1 retângulo de 50 x 70 cm verde listrado
 • 20 cm de soutache branco 
• Estilete
 • Cola branca 
• Cola quente
 • Fita-crepe
 • Régua
 • Tesoura
 • Pincel chato nº 815-10
 • Lápis preto 
• Descosturador 
• Risco no Material de Apoio


Passo a passo:

Desenhe uma moldura de 1 cm em toda a cúpula do abajur. Transfira os riscos de balão nas laterais da cúpula. Use o estilete para fazer vincar o contorno de todos os balões e molduras.

Corte 4 tiras de 2,5 cm e 2 tiras de 2 cm de largura no tecido verde listrado. Use as tiras mais larga nas molduras verticais as mais finas nas horizontais. Dica: corte uma medida de tecido mais larga que as marcações na placa, para poder encaixar as sobras nos vincos.

Transfira o risco do balão 4 vezes para o direito dos tecidos coloridos, deixando uma sobra de 0,5 cm, e recorte. Transfira o contorno do balão 4 vezes para o direito do tecido verde estampado, com 0,5 cm a menos no tamanho.

Com o pincel chato nº 10, passe cola sobre a cúpula e fixe os retalhos de tecido colorido um a um. Em seguida, utilize o descosturador para encaixar as sobras de tecido nos vincos.

Repita o procedimento pra colar o tecido verde estampado. Corte dias tiras de 3 cm de soutache e e fixe-as no espaço entre a cestinha e o balão. Use o descosturador para encaixar melhor as pontas. 

Corte 17 x 18 cm no tecido verde estampado. Faça uma dobra de 1 cm em cada extremidade e, com a cola branca, fixe-a. Passe cola na base do abajur e comece a encapar haste do abajur, dando uma volta completa com o tecido. Se necessário, corte o excesso nas extremidades. Corte um pedaço de tecido estampado verde e forre toda a base com a cola branca. 


Bom fim de semana...

Beijos da Bruxinha
4

Saia de berço de patchwork com tons claros..

Como o prometido é devido, aqui está o primeiro passo a passo..uma saia de berço..

Nada melhor que um sono tranquilo e sem riscos. Sandra Barros utilizou piquet, viés e muito capricho para criar os protetores e a saia de berço. Só de ver, dá vontade de apertar! 

Materiais utilizados no passo a passo de patchwork:
• Tecidos piquet e master (ref.12549), da Estilotex 
• Linha branca 
• Viés 
• Máquina de costura


Passo a passo:

Recorte um retângulo de 66 cm x 137 cm no piquet. Faça babados com o tecido Master e, à máquina, costure nas laterais do piquet. Nos babados, faça uma barra de 1 cm para dar acabamento. 

Corte 4 tiras de 35 cm do viés, dobre ao meio e costure. Faça laços com as tiras e costure-os nos cantos da saia.


Beijos da Bruxinha


6

Quarto de bebe com enxoval corujas...

Minhas queridas amigas, 
estou num grande dilema com a decoração do quarto da minha menina..
Eu ador o tema corujas, mas o pai não gosta muito..para ele o tema devia ser "love"..
Eu pensei juntar os dois temas, tipo "coruja love", mas não sei o que fazer..
Amigas que vocês acham??
Podem dar as ideias que quiserem, enviarem me fotos, estou mesmo a precisar de opiniões...

A pesquisar pela internet, encontrei este quarto de bebe com decoração de corujas, para quem quiser espreitar o site é Quarto de bebe..tem vários temas de decoração e as ideias são umas mais lindas que as outras..
A autoria do projeto "Quarto de bebe com enxoval corujas" foi da equipe Atelie Minimimos..
Vistem o site..vão adorar...















Adorei os pequenos pormenores...
Amigas que acharam desta decoração??

Minhas queridas precisava de um grande favor, quem tiver moldes e pap´s de corujas, corações, galhos, tudo que tenha haver com o tema corujas/love e estiver disposta a partilhar comigo, pode enviar para o meu email..
anacnferreira7@gmail.com

Fico a espera das vossas opiniões..

Beijos da Bruxinha









6

Quarto de bebé decorado com artesanato...


Amigas estes dias tenho procurado ideias para decorar o quarto da minha menina com artesanato feito por mim.. vi esta ideia de um quarto no site Portal de Artesanato e claro que tinha de partilhar com vocês..

"O mundo dos balões leva nos a uma fabulosa viagem. Inspirem-se na temática para montar o quartinho de bebê com móveis restaurados, reciclagem e muita criatividade."

O abajur feito por France Truglio é uma inovação! Todinho de placa La Pluma, ele teve a base e a cúpula forrada com tecido na técnica carton mousse, criando uma fina decoração.


Luciana Pumputis é a criadora das almofadas em formato de bala. Fofinhas e aconchegantes, elas enfeitam o quarto e deixam o cantinho do bebê ainda mais doce. 

O berço é uma delicia, mas não tão gostoso quanto o colo da mãe. Pensando nesse momento tão especial, Cissa Mesquita fez uma composição em patch aplique para formar o desenho de uma mãe à espera do bebé. O trabalho foi aplicado em uma capa de cadeira. Detalhe para as plantinhas feitas apenas com linha verde e ponto caseado.

 
Eduardo Trofimoff utilizou tecido adesivo para repaginar a estante e a escrivaninha, aproveitando os móveis que já existiam para montar o quarto. Copie essa ideia e dê novos ares à decoração. 


 
 Famosa em lojas de decoração, a luminária em formato de balão foi criada artesanalmente por Tatiane Delphino, que surpreendeu pelo ótimo acabamento. Com o ursinho na cestinha, seu bebê terá sempre um amigão para acompanhá-lo. 


Nada melhor que um sono tranquilo e sem riscos. Sandra Barros utilizou piquet, viés e muito capricho para criar os protetores e a saia de berço. Só de ver, dá vontade de apertar! 

Todos estes elementos de decoração tem um passo a passo..durante os próximos dias vou trazendo o passo a passo..

Boa segunda feira..

Beijos
5

Saudades:)


Olá minhas queridas amigas...

Já tinha imensas saudades de vocês e de visitar os vossos cantinhos...
Desde Maio que não venho ao meu blog..tenho andado sumida..agradeço as amigas que me enviaram mensagens para aqui e para o face a saber se tudo estava a correr bem...

Pois é, entrei no 7º mês de gravidez, agora preciso abrandar o meu ritmo e preparar as coisinhas para a chegada da minha menina..por isso, espero ter mais tempo para passar por aqui e partilhar com vocês as coisinhas que estou fazendo...

Agora as coisas complicaram um bocadinho, nas ultimas análises foi me diagnosticado "diabete de gravidez"..mas os níveis são baixos e estão a ser controlados 6 vezes ao dia; neste momento estou com uma dieta (nada de doces, gelados, bolos)..custa um bocadinho, mas o mais importante é a minha filha.

A barriga já pesa um bocado, quando me baixo ou preciso de subir para buscar alguma coisa, já me custa..o calor tem sido insuportável, chego ao final do dia com as pernas e os pés inchados..mas de resto está tudo bem minhas amigas..

Tenho muitas novidades para vos mostrar e contar..mas isso fica para outro post...

Espero que com vocês esteja tudo bem..vou visitando aos poucos os vossos cantinhos..

Beijos


 


Criando e Evoluindo