Seguidores

4

Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama




Minhas queridas,
é certo e sabido que todos os dias são dias de prevenir o cancro da mama, contudo hoje, dia 30 de Outubro, celebra se o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

Segundo a Associação Laço, o Cancro da mama é o cancro com maior taxa de incidência em Portugal, prevendo-se que 1 em cada 11 mulheres em Portugal irá ter cancro da mama. Anualmente surgem cerca de 4500 novos casos, notando-se que a incidência do cancro da mama está a aumentar de ano para ano. Regista-se ainda que 1500 mulheres em Portugal morrem todos os anos devido ao cancro. A forma mais frequente na mulher, raramente surge antes dos 30 anos de idade, aumentando significativamente a partir dos 45 anos e principalmente depois dos 60 anos.

O cancro da mama é um tumor maligno que se desenvolve nas células do tecido mamário, por isso, é muito mais frequente nas mulheres, mas se os homens se sentem descansados porque pensam que esta doença não os afecta, enganam-se.
O cancro da mama apresenta-se, muitas vezes, como uma massa dura e irregular que, quando palpada, se diferencia do resto da mama pela sua consistência. Sendo assim, é importante o diagnóstico precoce, aumentando as hipóteses de cura.

 A elaboração desse diagnóstico compete a cada um de nós, e deve ser feito através da palpação da mama mensalmente, na semana após a menstruação (caso não seja menstruada, deve escolher-se um dia para fazê-la todos os meses) e participando em programas de rastreio.

Durante o auto-exame da mama é necessário avaliar ambas as mamas, procurando os seguintes sinais:
• A detecção de um nódulo (caroço) à palpação.
• O aumento progressivo e assimétrico de uma das mamas.
• Alterações cutâneas (depressão, espessamento ou endurecimento da pele) localizadas.
• Retracção de um dos mamilos.
• Corrimento (branco amarelado ou sanguinolento) mamilar.
No caso de detectar algum destes sinais é importante a ida ao seu Centro de Saúde e informando-se com o seu Técnico de Saúde, ele irá encaminhá-la e ajudá-la.
Se ainda não souber como realizar este auto-exame pode pedir auxílio na consulta do Centro de Saúde da sua área e seguir as imagens aqui apresentadas. Antes de começar a palpação propriamente dita deve fazer-se uma avaliação frente ao espelho onde avalia diferenças entre as mamas ou alterações de cor, morfologia que possam aparecer de um mês para o outro.


Após a avaliação frente ao espelho, deve proceder-se à palpação propriamente dita como apresentado nas seguintes imagens.


O cancro da mama é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser frequente, e associado a uma imagem de grande gravidade, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade..







4 Bruxinhas:

O meu pensamento viaja

Bravo, Ana!
Impossível escrever um post com maior importância.
Beijo

ღღღღ Cici ღღღღ

O auto exame é essencial, vital mesmo! E é muito importante esta divulgação, esta campanha!!!
Ontem, postei umas imagens na cor ROSA... hehehe!
Bjns

Rosangela Ribeiro

Oi Amiga...obrigado pelas suas palavras, a respeito do meu post, sou meio boba mesmo, muito sentimental e me abalo facil com as coisas, sei que são pessoas que eu não deveria me preocupar,deveria ignorar, mas é que acredito na inocencia d uma amizade... Beijosss e Obrigado....
Ahhh eu ja fiz meu exame esse ano, seu post é otimo, a prevenção é muito importante mesmo Beijoss

Ma Petite Lima

Muuuuuuito bacana esse post! Minha Mãe ja teve Cancro de Mama, então para mim esse assunto é muuuito importante.. Divulgar sempre..
Obrigada, viu..
Bju grande
Joanna

Querida, tem selinho pra te esperando la no blog..
Bju grande!
Joanna

http://mapetitelima01.blogspot.fr/

 


Criando e Evoluindo