Seguidores

4

Lenço dos namorados - Bordados de Portugal

Minhas amigas,
hoje trago vos um pouco da história do Lenço dos Namorados..não sei se já ouviram falar..


O lenço dos namorados é um lenço fabricado a partir de um pano de linho fino ou de lenço de algodão, bordado com motivos variados. É uma peça de artesanato e vestuário típico do Minho, sendo usado por mulheres com idade de casar.
Era hábito a rapariga apaixonada bordar o seu lenço e entregá-lo ao seu amado quando este se fosse ausentar. Nos lenços poderiam ter bordados versos, para além de vários desenhos, alguns padronizados, tendo simbologias próprias.
Era usado como ritual de conquista. Depois de confeccionado, o lenço acabaria por chegar à posse do homem amado, que o passaria a usar em público como modo de mostrar que tinha dado início a uma relação. Se o namorado (também chamado de conversado) não usasse o lenço publicamente era sinal que tinha decidido não dar início a ligação amorosa.
É provável que a origem dos "Lenços de Namorados", também conhecidos por "Lenços de Pedidos" esteja intimamente ligada aos lenços senhoris dos séculos XVII - XVIII, que posteriormente foram adaptados pelas mulheres do povo, adquirindo os mesmos, consequentemente, um aspecto mais popular.
Os erros ortográficos que se encontram nas mensagens dos lenços antigos devem-se ao facto de serem uma transcrição fonética da pronúncia minhota feita por raparigas que tinham pouco domínio da escrita da língua portuguesa. Hoje em dia, admite-se a reprodução dos erros ortográficos presentes nos modelos antigos, mas não se aceita a invenção de erros inexistentes na pronúncia local.
Existe atualmente uma comissão técnica que funciona como órgão avaliador e de certificação deste tipo de artesanato regional.



Fonte: imagens do Google e wikipedia..

Espero que gostem..
Beijos da Bruxinha




4 Bruxinhas:

DONA GAM (GAM DOLLS - 2)

QUANTOS LENCINHOS ESPECIAIS, COLEGA ANA! REALMENTE, MUITO FOFOS E COM SIGNIFICÂNCIA MUITO LEGAL. GOSTEI! :)
POSTEI NOVAS ARTEIRICES EM "GAM DOLLS (2)". VENHA VISTAR-ME, COLEGA! SUA VISITINHA É SEMPRE ESPECIAL.
TENHA UMA LINDA TERÇA!
ABRAÇÃO PRA VOCÊ.

O meu pensamento viaja

Adoro esses lencinhos. Fazem quadros lindos.
Beijo

mimosefuxicos.blogspot.com

Oi Bruxa!

Que bordados maravilhosos!
Não conhecia a história e adorei saber.
Beijos
Taís :)

Mirian Morais

Que coisa mais fofa que delicadeza ,amei!

 


Criando e Evoluindo