Seguidores

4

Dia Internacional dos Museus...


Comemora-se hoje, 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus, instituído pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus – organismo da UNESCO).

O ICOM, que desde 1946 representa os museus e os profissionais de museus, congrega cerca de 28 mil profissionais e dois mil museus, integrando 31 comités internacionais.


Instituído em 1977, o Dia Internacional dos Museus adopta em cada ano uma temática ou um lema específico, visando assim conferir um sentido universal às comemorações que, nos diferentes países e sob as mais diversas abordagens, reúnem públicos habituais de museus com novos visitantes e participantes ocasionais.



Neste ano de 2012, o tema proposto pelo ICOM para as comemorações do 18 de Maio é "Museus num mundo de mudança: Novos Desafios, Novas Inspirações”.



Para saudar a data, estão a ser levadas a cabo, em várias partes do mundo, actividades de dinamização cultural, que estimulem o conhecimento e a aproximação dos diferentes públicos aos museus.

Por isso decidi apresentar vos os museus da minha terra..

Museu do Pão

Museu do Pão é um complexo museológico privado onde se exibem e preservam as tradições, história e arte do pão português.
Está situado em Seia, junto à Serra da Estrela. Em mais de 3.500m² o visitante encontra uma gama de actividades destinadas à cultura, pedagogia e lazer. Através de quatro salas expositivas (todas elas com acesso para deficientes motores) e de vários outros espaços do complexo museológico, poderá conhecer os antigos saberes e sabores da terra portuguesa.
Para mais informações visitem o site http://www.museudopao.pt/

Museu do Brinquedo
Em funcionamento desde Fevereiro de 2002, o Museu do Brinquedo é constituído por 
vários espaços que apresentam uma colectânea de brinquedos de Portugal e do mundo, do
 passado ao presente. O seu espólio pretende ilustrar a importância dos brinquedos para o 
crescimento da criança e para a compreensão da noção de infância nos diferentes países.
 
Este espaço museológico está dividido em vários núcleos: conhecer o mundo a brincar;
 memórias de infância; brincar é sonhar; e Portugal décadas de brincadeiras. Já a última
 sala está reservada às exposições temporárias. O museu conta ainda com um pequeno 
auditório para visionamento de filmes sobre a infância e uma biblioteca sobre os temas da 
infância, brinquedos, educação, literatura infantil e juvenil. 


Museu Natural da Electricidade


O Município de Seia inaugurou a 11 de Abril de 2011 o Museu Natural da Electricidade, espaço museológico que nasce a partir da centenária Central da Senhora do Desterro, e que pretende divulgar o património tecnológico, natural, social e cultural que lhe está associado.

Localizado na Senhora do Desterro, o Museu Natural da Electricidade transporta-nos até 1907, ano em que se iniciou a construção do primeiro, dos quatro existentes sobre o rio Alva, aproveitamento hídrico (Central da Senhora do Desterro) a ser instalado pela Empresa Hidroeléctrica da Serra da Estrela (EHSE), hoje EDP. Tal feito permitiu que a 23 de Dezembro de 1909 a energia eléctrica chegasse a Seia pela primeira vez. Antecessora daquilo que são hoje os serviços da EDP, pelo processo de nacionalização que decorreu em 1975, a EHSE foi um marco no desenvolvimento da região.

Estes acontecimentos foram de grande relevo para o concelho e marcaram o início de uma era de parcerias que o Município de Seia viria a estabelecer com a EDP. Uma dessas parcerias é a utilização e fruição de cerca de 140 ha de terreno, área designada por Mata do Desterro que conflui com o Museu Natural da Electricidade.

Fonte:


4 Bruxinhas:

Unknown

oiiiiiiiiii, vejo que esta com Template novo !!!
afff fiquei fora msm e perdi muita coisa!!!
saudadessssss
passando para desejar um otimo inicio de final de semana!!!!

um mega beijo !!!

Eliane C. Rodriguês

EU NÃO SABIA, QUE LEGAL, BLOG É CULTURA RSRSR... ADOREI O POST AMIGA

TENHA UM LINDO FIM DE SEMANA

BJUS

LIH

Raios de Alegria Artesanatos

Que Legal Ana, não sabia dessa data,bem interessante sua postagem, Beijos e Um otimo Final de Semana

D. GAM - GAM Dolls (1)

UAU!! QUE MÁXIMO, NÉ COLEGA? QUANTOS LUGARES ESPETACULARES PRA SEREM VISITADOS!! NÃO CONHECIA ESTA DATA E SÓ ENTREI NUM MUSEU ATÉ HOJE... NO INTERIOR NÃO TEM MUITOS DESSES, MAS QUE ACHO MARAVILHOSO ESSES LOCAIS, COM CERTEZA SIM!!!
TEM NOVIDADES NO MEUS 3 BLOGS. VÁ ESPIAR!!
LINDO FINAL DE SEMANA PRA VOCÊ!!

 


Criando e Evoluindo