Seguidores

11

As vezes é preciso...


"Às vezes é preciso aprender a perder, a ouvir e não responder, a falar sem nada dizer, a esconder o que mais queremos mostrar, a dar sem receber, sem cobrar, sem reclamar. Às vezes é preciso respirar fundo e esperar que o tempo nos indique o momento certo para falar e então alinhar as ideias, usar a cabeça e esquecer o coração, dizer tudo o que se tem para dizer, não ter medo de dizer não, não esquecer nenhuma ideia, nenhum pormenor, deixar tudo bem claro em cima da mesa para que não restem dúvidas e não duvidar nunca daquilo que estamos a fazer.
E mesmo que a voz trema por dentro, há que fazê-la sair firme e serena, e mesmo que se oiça o coração bater desordeiramente fora do peito é preciso domá-lo, acalmá-lo, ordenar-lhe que bata mais devagar e faça menos alarido, e esperar, esperar que ele obedeça, que se esqueça, apagar-lhe a memória, o desejo, a saudade, a vontade.
Às vezes, é preciso partir antes do tempo, dizer: aquilo que mais se teme dizer, arrumar a casa e a cabeça, limpar a alma e prepará-la para um futuro incerto, acreditar que esse futuro é bom e afinal já está perto, apertar as mãos uma contra a outra e rezar a um Deus qualquer que nos dê força e serenidade. Pensar que o tempo está a nosso favor, que a vontade de mudar é sempre mais forte, que o destino e as circunstâncias se encarregarão de atenuar a nossa dor e de a transformar numa recordação ténue e fechada num passado sem retorno que teve o seu tempo e a sua época e que um dia também teve o seu fim.
Às vezes mais vale desistir do que insistir, esquecer do que querer, arrumar do que cultivar, anular do que desejar. No ar ficará para sempre a dúvida se fizemos bem, mas pelo menos temos a paz de ter feito aquilo que devia ser feito. Somos outra vez donos da nossa vida e tudo é outra vez mais fácil, mais simples, mais leve, melhor.
Às vezes é preciso mudar o que parece não ter solução, deitar tudo a baixo para voltar a construir do zero, bater com a porta e apanhar o último comboio no derradeiro momento e sem olhar para trás, abrir a janela e jogar tudo borda-fora, queimar cartas e fotografias, esquecer a voz e o cheiro, as mãos e a cor da pele, apagar a memória sem medo de a perder para sempre, esquecer tudo, cada momento, cada minuto, cada passo e cada palavra, cada promessa e cada desilusão, atirar com tudo para dentro de uma gaveta e deitar a chave fora, ou então pedir a alguém que guarde tudo num cofre e que a seguir esqueça o segredo.
Às vezes é preciso saber renunciar, não aceitar, não cooperar, não ouvir nem contemporizar, não pedir nem dar, não aceitar sem participar, sair pela porta da frente sem a fechar, pedir silêncio, paz e sossego, sem dor, sem tristeza e sem medo de partir. E partir para outro mundo, para outro lugar, mesmo quando o que mais queremos é ficar, permanecer, construir, investir, amar.
Porque quem parte é quem sabe para onde vai, quem escolhe o seu caminho e mesmo que não haja caminho porque o caminho se faz a andar, o sol, o vento, o céu e o cheiro do mar são os nossos guias, a única companhia, a certeza que fizemos bem e que não podia ser de outra maneira. Quem fica, fica a ver, a pensar, a meditar, a lembrar. Até se conformar e um dia então esquecer."
As crónicas - Margarida Rebelo Pinto

11 Bruxinhas:

LUANA ROMARIZ

Muita verdade nesse texto, Um depoimento cheio de ensinamentos.
A vida uma eterna escola.

O meu pensamento viaja

Concordo. Às vezes é preciso tudo isso e muito mais.
Beijo

Lucinha Oliveira

OI Ana, texto relevante, intenso e recheado de bons fluídos. Com mensagens espontâneas e muito verdadeiro.

Curti demais! Teu blog é lindo e eu devo te confessa:
AMO CORUJAS !! rs

besitos e muito prazer em te conhecer.
Vou te linkar no Arte em Pequenos Gestos pra naum te perder de vista.

xau lindeza!

Brasileira sim Senhor

Lindo texto querida. Uma excelente reflexão. Adorei. Bjs

ADRYANA GONZAGA

Olá,
Achei muito interessante os assuntos tratados em seu blog, quero te convidar pra
dar uma olhadinha no meu e se gostar poderemos nos seguir ok
um grande Abraço!

ADRYANA GONZAGA

Olá,
Achei muito interessante os assuntos tratados em seu blog, quero te convidar pra
dar uma olhadinha no meu e se gostar poderemos nos seguir ok
um grande Abraço!

MIMOS DA LULU

Olá sou das blogueiras unidas e vim conhecer seu cantinho,
meu nº 225, tudo muito fofo por aqui, qd tiveres um tempinho venha conhecer omeu também,
beijinhos no coração!!!! já estou te seguindo!!!!!
http://mimosdalulugil.blogspot.com

ADRYANA GONZAGA

Obriga por fazer parte do meu mudinho, tbm faço parte do seu , vou está sempre por aqui, bjs!

ADRYANA GONZAGA

Obrigada por fazer parte do meu mundinho , já faço parte do seu , vou está sempre por aqui , bjs!

Roseli

É as vezes é preciso ter paciência, e esperar. Bom dia querida e beijinhos carinhosos para ti.

Rosangela Ribeiro

Ahh bom..rsrsrsr, eu estava em duvida se estava participando ou não. Beijos E tenha um Lindo Dia.

 


Criando e Evoluindo