Seguidores

8

Planeta X Homem X Sustentabilidade

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”
Mahatma Gandhi
O conceito de sustentabilidade está muito mais presente entre nós nos últimos anos do que desde a sua criação. As mudanças em nosso clima e a aceleração da degradação das fontes de recursos naturais cada vez mais aceleradas; trouxeram as portas de nossas casas o chamamento individual de cada ser humano para a sua responsabilidade com a salvação de nosso planeta e com a conservação da vida, como a conhecemos, na face de nossa linda bola azul.

Sustentabilidade ambiental é a habilidade, no sentido de capacidade, de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Em anos recentes, o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um “longo prazo” de termo indefinido, em princípio”.


A sustentabilidade social é um dos mais importantes setores para a mudança nos panoramas da sociedade.
A desigualdade social, o uso excessivo dos recursos naturais por uma parte da população enquanto a outra cresce desmedidamente são fatores que são extremamente combatidos no âmbito da sustentabilidade social. Pode-se afirmar que a sociedade obedece a relações intrínsecas com os outros setores de base da sociedade (acesso a educação, desenvolvimento das técnicas industriais, económicas e financeiras, além dos fatores de ordem político e ambiental) então um primeiro passo que deve ser tomado para a resolução dos agravantes sociais é justamente a responsabilidade social e a agregação a sustentabilidade desses setores.
Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. O homem é a parte mais importante do meio ambiente.
A sustentabilidade económica é o termo utilizado para identificar as diferentes estratégias que permitam utilizar da melhor forma os recursos financeiros disponíveis.
A sustentabilidade económica incentiva o uso responsável dos recursos. Isto envolve não apenas certificar-se de que o negócio está dando lucro, mas que a operação não está criando problemas ambientais que poderiam acarretar danos para o equilíbrio da ecologia local. Por estar ciente do impacto da operação sobre a comunidade local, a empresa é capaz de escolher as matérias-primas mais amigáveis ao ambiente, além de selecionar os melhores métodos de exploração e elaborar uma estratégia de eliminação de resíduos que não afete o ecossistema da região. No longo prazo, a atenção para esses tipos de dados tem o potencial de aumentar o investimento da comunidade na continuação do funcionamento dos negócios, e aumentar as chances de permanência de uma operação viável por muitos anos.
A Sustentabilidade Cultural visa á difusão de uma arquitectara de expressão e repertório cultural local, baseada em técnicas, sistemas e métodos endógenos, dotados de significação e identificação cultural e socialmente acessíveis á população local.

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe
Mas como aplicar a sustentabilidade em casa?
  • Desde a fundação da casa é possível ter práticas sustentáveis, como a economia de água, a utilização de material de construção certificado e proveniente de empresas que tenham em sua conduta a preocupação com o meio ambiente.
  • Procure móveis confeccionados com madeira reciclada ou madeira maciça proveniente de reflorestamento ou com extração certificada e garantia de origem.
  • Não jogue o lixo nas ruas ou em locais indevidos.
  • Parte do lixo orgânico pode ser reciclada e transformada em adubo.
  • Não queime o lixo.
  • Dê ao esgoto o tratamento adequado.
  • Aproveite a água da chuva e utilize-a para a descarga em vasos sanitários e na limpeza de ambientes que dispensem água potável.
  • Use produtos de limpeza biodegradáveis.
  • Enquanto estiver ensaboando as mãos, escovando os dentes, se barbeando ou lavando roupas e utensílios de cozinha, não deixe a torneira aberta.
  • Mantenha o chuveiro elétrico na posição “verão”.
  • Abra a geladeira somente quando souber o que vai pegar dentro dela.
  • Apague as luzes quando for sair do ambiente.
"A terra ensina-nos mais acerca de nós próprios do que todos os livros. Porque ela nos resiste."
Antoine de Saint-Exupéry




“Se você tem metas para um ano. Plante arroz
Se você tem metas para 10 anos. Plante uma árvore
Se você tem metas para 100 anos então eduque uma criança
Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente.”
Confúcio

8 Bruxinhas:

Unknown

Olá querida linda postagem!!Super detalhada!!Parabéns!!Super bjs, Elo

Itamiran Bella

olá amei a sua postagem! Faço parte das BU, quando puder vai lá conhecer o meu cantinho!Gostei demais do seu cantinho, parabéns!

Blogueira Unidas - Oficial

Oi amiga querida!
Amei a MARAVILHOSA postagem, parabéns!
Obrigada por participar de nossos desafio!
Beijocas!

Andy Santana

Oie,
passando para conhecer o seu blog,
adorei aqui.
beijos

Blogueira Unidas - Oficial

OI AMIGA QUERIDA!
VIM AVISAR QUE VOCÊ FOI A SORTUDA DE NOSSO DESAFIO, PARABÉNS!
AGUARDO COMENTÁRIO NA POSTAGEM DO RESULTADO DO DESAFIO!
BEIJOCAS!
http://blogueiraselucas.blogspot.com.br/2012/03/sustentabilidade-resultado-do-terceiro.html#comment-form

Ficou linda a postagem, parabéns...
Bjussss querida

Raios de Alegria Artesanatos

Ola , vim ver seu desafio e parabeniza-la. ficou muito bom.
bjo

Lucas Arte Digital

Ola!
Parabéns, voce foi a sortuda, que ganhou o desafio rsrs!
Me envia um e-mail para lucas.puro@hotmail.com dizendo como quer o seu blog novo!

TE AGUARDO!
http://lucasartedigital.blogspot.com/

 


Criando e Evoluindo